Anticoncepcional pode aumentar o risco de trombose venosa

Top Ad unit 728 × 90

Agora

recent

Anticoncepcional pode aumentar o risco de trombose venosa

Especialistas afirmam que o uso de anticoncepcionais é seguro, mas o risco de trombose aumenta para portadores de uma doença chamada trombofilia. Aliás, nem todas as mulheres sabem se possuem o mal.

Trombofilia ou hipercoagulabilidade é a propensão de desenvolver trombose devido a um problema no sistema de coagulação do sangue. Pesquisas baseadas em trabalhos científicos mostram que o uso de anticoncepcional pode aumentar de três a seis vezes o risco de uma trombose venosa. Mas é um risco, não uma promessa.

Apesar da doença ser contraída, geralmente é hereditária. Por isso, é preciso informar ao ginecologista se há casos na família de trombose, infarto ou AVC.

Sintomas

A trombofilia é silenciosa. Mas os sinais da trombose venal profunda podem surgir em pessoas que têm predisposição hereditária, genética ou que desencadearam o quadro pelo uso do anticoncepcional.

Os sintomas podem variar, desde muito leves como sensação de peso ou desconforto na perna, até inchaço e edema acentuado na perna. Aliás, vale destacar que a trombofilia é mais preocupante em grávidas. Por isso, é necessário um acompanhamento mais minucioso.

Fonte: Estadão Conteúdo
Anticoncepcional pode aumentar o risco de trombose venosa Reviewed by Juraci Silva on 07:38 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.