“W.Dias elegeu foi três senadores: Ciro, Marcelo e Zé Santana”, dizem os brincalhões da Alepi - Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí

Top Ad unit 728 × 90

Agora

recent

“W.Dias elegeu foi três senadores: Ciro, Marcelo e Zé Santana”, dizem os brincalhões da Alepi

A eleição de Regina Sousa (PT) como vice-governadora no quarto mandato de Wellington Dias (PT), a partir de janeiro de 2019, faz com que ela renuncie, obrigatoriamente, do mandato de senadora até 31 de dezembro deste ano.

Wellington Dias

Em seu lugar quem assume, sendo segundo suplente da vaga que tinha como titular, eleito em 2010, o próprio W.Dias, é o deputado estadual Zé Santana (MDB). Para o lugar deste, que aliás foi muito bem reeleito, diga-se de passagem, quem fica com a cadeira é o suplente Antonio Felix (PTC). E é só por um mês: janeiro de 2019.

Ficou confuso?! Vamos lá: no caso da vaga de senador, quando W.Dias foi eleito em 2010, tinha dois suplentes, que é Regina Sousa e Zé Santana. Regina passou a ser titular quando W.Dias foi candidato e venceu a eleição como governador em 2014. Agora em 2018, W.Dias puxou Regina para ser sua vice e, como se elegeu, precisa ser empossado junto com ela em 1º de janeiro do próximo ano.

No Senado, como em qualquer outra casa parlamentar, o mandato vai até o final de janeiro do ano após a eleição de outubro. Mesmo estando em recesso, os vereadores, deputados e senadores ainda respondem por seus mandatos, até que em fevereiro os eleitos ocupem, de fato, suas posições. Sendo assim, para não ficar sem uma das três cadeiras, Zé Santana terá que ir a Brasília (DF) e assumir como senado.

E assim que fizer isso, terá que renunciar o mandato de deputado estadual, que passa a ser ocupado por Antonio Felix (PTC). Aí surge uma dúvida: porque Felix se ele não é de um partido que compôs a base governista?! Felix era do PSD quando foi candidato em 2014. E por isso fez parte da base até o fim da legislatura que estamos. Ele foi do PTC a partir desta eleição. E ficou numa suplência muito distante, com 0,93% do total de votos. Dificilmente será chamado de novo.

Zé Santana, o 7º entre os 30 deputados estaduais mais votado na eleição deste ano, então cumpre o mandato de senador até o fim e em fevereiro assume o novo mandato na Assembleia Legislativa. Nos corredores da Alepi, uma das brincadeiras que mais se escuta é a seguinte: “Essa base do Governo Wellington Dias é forte mesmo viu. Elegeu foi três senadores: O Ciro Nogueira, o Marcelo Castro e o Zé Santana”.

Fonte: oitomeia

“W.Dias elegeu foi três senadores: Ciro, Marcelo e Zé Santana”, dizem os brincalhões da Alepi Reviewed by J Silva on 09:43 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Todos os direitos reservado por Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí © 2013 - 2018
Powered By Deigners, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.