Ideb do Piauí não alcança as notas estipuladas para o Ensino Médio em escolas públicas - Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí

Top Ad unit 728 × 90

Agora

recent

Ideb do Piauí não alcança as notas estipuladas para o Ensino Médio em escolas públicas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (03/09), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, os resultados relacionados ao Piauí mostram que o estado não conseguiu alcançar as metas estipuladas pelo governo federal para o Ensino Médio. A meta estipulada para o ano de 2017 no Piauí era de 4,3.



Apesar de ter registrado aumento em relação a última avaliação feita pelo MEC, os avanços na educação pública do Piauí caminha a passos lentos. Na análise feita pelo MEC em 2015, o Piauí havia conquistado um índice de 3,4. Nos resultados divulgados nesta segunda-feira (03/09) referentes a avaliação feita em 2017, o estado registrou a nota de 3,6. Um aumento de  0,2, em dois anos.

O Ensino Médio do Piauí também está 0,4 pontos abaixo da média do Ideb nacional, um apanhado do ensino em todas as escolas públicas no país, que é de 3,8. O Ideb é calculado a cada dois anos para os anos inciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio. Para compor o índice, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.

CRÍTICAS DE WDIAS

Governadores de seis dos nove estados do Nordeste, incluindo o Piauí, divulgaram uma carta aberta neste domingo (02/09) questionando mudanças de última hora nos cálculos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, usado para avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas de ensino médio no Brasil.

O documento diz que os critérios adotados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para cálculo da média de proficiência das redes públicas estaduais do SAEB 2017 referente ao Ensino Médio não estavam previstos nem normatizados por lei.

ENSINO FUNDAMENTAL 

Em relação ao desempenho no Ensino Fundamental no anos iniciais, o Piauí alcançou um bom desempenho, registrando 5,3 pontos. A meta era de 4,5. No entanto, quanto aos anos finais da etapa de ensino, o estado quase chegou lá, registrou 4,5 mas também não alcançou a meta estipulada para estado, que era de 4,6.

REDE PRIVADA

Embora à frente da rede pública nas notas do Ideb, a rede particular de ensino no Brasil não atingiu as metas estipuladas para ela em nenhuma das etapas avaliadas. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a distância foi pequena entre a nota obtida (7,1) e a proposta (7,2). Nos anos finais, a menção foi de 6,4, ante a projetada de 7. O ensino médio revela uma distância maior: Ideb de 5,8 para uma meta de 6,7. 

Fonte: O Globo
Ideb do Piauí não alcança as notas estipuladas para o Ensino Médio em escolas públicas Reviewed by J Silva on 19:16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Todos os direitos reservado por Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí © 2013 - 2018
Powered By Deigners, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.