Fique atento: Eleitor votará primeiro para deputado federal neste ano de 2018 - Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí

Top Ad unit 728 × 90

Agora

recent

Fique atento: Eleitor votará primeiro para deputado federal neste ano de 2018

Nas eleições deste ano, o eleitor começa a votar escolhendo o deputado federal. A mudança na ordem de votação foi aprovada pela Câmara em 2010 e pelo Senado em 2014. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a mudança não valeria para aquela eleição.


Tribunal Superior

De acordo com as regras atuais, neste ano, a ordem de votação será: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador (são dois votos para o Senado), governador e, por fim, presidente da República.

Fique atento: eleitores devem escolher dois candidatos para o Senado neste ano



Diferentemente das eleições de 2014, quando cada eleitor pôde votar em apenas um nome para o Senado, este ano, o cidadão poderá votar em dois nomes para senador.

Por ser o único cargo eletivo com mandato de oito anos estabelecido na Constituição Federal, alternadamente, um terço, ou seja, 27 vagas para senadores e, dois terços, 54 vagas, são colocadas em disputa a cada quatro anos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os dois votos têm pesos iguais. Não existe prioridade para o senador em razão do eleitor votar primeiro em um e depois em outro candidato.


Fique atento: Eleitor votará primeiro para deputado federal neste ano de 2018 Reviewed by J Silva on 17:05 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Todos os direitos reservado por Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí © 2013 - 2018
Powered By Deigners, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.