W.Dias quer Regina Sousa de vice e oferece chapão e Senado ao MDB - Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí

Top Ad unit 728 × 90

Agora

recent

W.Dias quer Regina Sousa de vice e oferece chapão e Senado ao MDB

Na reunião do governador Wellington Dias (PT) com os membros do MDB na noite da última terça-feira (17/07), o chefe do executivo estadual piauiense confirmou o que já se especulava nos bastidores da política a cerca de quem irá ocupar as duas vagas restantes da chapa majoritária de Dias: Regina Sousa deve ir para a vaga de vice e o MDB ficaria com a segunda vaga de senador.


Quem confirmou a informação foi o presidente do MDB no Piauí e deputado federal Marcelo Castro, que, à imprensa, informou que o partido recebeu a contraproposta do governador e vai até o final desta semana conversar com os membros da sigla para saber se o MDB aceita ou não a proposta de Dias ou se volta a se reunir com o governador com uma nova contraproposta.

“O MDB nunca mudou sua postura. O que propomos ao governador foi na coligação proporcional um chapa única para todos os partidos e a vaga de vice. Nela citamos o nome de Themistocles. Ontem ele nos chamou e nos informou que encontrou outra solução: haverá chapão para todos os partidos da base e o governador nos contrapropôs o lugar de senador. E para senador o nome mais ventilado no momento seria o meu nome”, destacou Marcelo.

Contudo, o partido ainda vai analisar a proposta do governador. “O MDB vai se reunir e discutir. Temos tempo até o final da semana, e quem tem prazo não tem pressa, vamos focar em conversas internas até chegarmos a um consenso que seja melhor para o partido e sobretudo para o povo do Piauí”, completou Castro.

Se o MDB aceitar a vaga de senador e se o nome escolhido for o de Marcelo Castro, o deputado federal disse que aceita o desafio com muita honra. “E vou para a campanha. Se eu for candidato e sendo eleito, espero fazer um bom trabalho pelo povo do estado”, destacou.

PRIORIDADE DO MDB É A PROPORCIONAL

O deputado Marcelo Castro afirmou que apesar da sigla ter sido excluída da vaga de vice, a prioridade do partido é com a chapa proporcional. “E as razões são óbvias: o MDB não se preparou para disputar chapa pura. Se preparou para estar coligado. E é da lógica, da racionalidade, que a gente vá numa chapa única. Porque matematicamente a legislação eleitoral favorece as grandes coligações”, destacou Castro.

Marcelo deu, segundo informou à imprensa, um exemplo de como o chapão beneficiaria a todos. “Digamos que vamos em quatro chapas, se somar os votos delas e fez X deputados federais e X deputados estaduais. Se a gente juntar [as quatro siglas] e fizer uma chapa única, com a mesma quantidade de votos [que os quatro fariam], a gente fará, muito provavelmente, um deputado federal a mais e dois a três deputados estaduais a mais”, afirmou Castro.

É por essa razão que o MDB sempre defendeu o chapão na chapa proporcional. “Se perguntarmos ao governador se ele quer uma chapa com X deputados federais ou com X mais um? Com X deputados estaduais ou X mais três? Me parece óbvio que ele vai querer essa outra alternativa”, pontuou.

GOVERNADOR DEU RASTEIRA EM THEMISTOCLES?

Para o deputado Marcelo Castro não houve rasteira. “Porque se você pegar todas as entrevista do governador, todas as manifestações dele em público e todas as manifestações do governador em privado, que eu estive presente ou só ou acompanhado, o governador sempre foi categórico: ‘O MDB participará da chapa majoritária e eu estou trabalhando para a coligação proporcional’. Ele sempre defendeu, em todas as reuniões, a coligação proporcional”, pontuou Castro.

Ainda de acordo com o presidente do MDB, ontem o governador chegou, finalmente, a um entendimento com o seu partido, o PT. “E anunciou isso ao MDB: haverá a chapa proporcional e o PT participará dela com todos os partidos da base. E o MDB junto”, revelou Marcelo ao acrescentar dizendo que espera que o partido aceite a proposta do governador. “Mas nós vamos discutir dentro do partido aquela contraproposta que o governador nos fez”, concluiu.

oitoemeia
W.Dias quer Regina Sousa de vice e oferece chapão e Senado ao MDB Reviewed by J Silva on 12:34 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Todos os direitos reservado por Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí © 2013 - 2018
Powered By Deigners, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.