Meteoro que caiu no Ceará assustou moradores que relatam terem visto o momento que o 'fogo' cruzou o céu - Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí

Top Ad unit 728 × 90

Agora

recent

Meteoro que caiu no Ceará assustou moradores que relatam terem visto o momento que o 'fogo' cruzou o céu

A estação da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) na Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza buscas de vestígios pela equipe de monitoramento do meteoro avistado na região Centro-Sul do Ceará na noite da última quarta-feira (20/06), mais precisamente na região de Icó.


Conforme as informações da Bramon, o objeto entrou na atmosfera por volta das 23h10min pelo município de Jaguaretama. Com velocidade de 17.66 Km/s, percorreu 117.1 km em oito segundos até se extinguir em Icó.

O sinistro assustou os moradores dos municípios de Jaguaretama, Icó, Iguatu e Orós que relatam terem visto o momento que o 'fogo' cruzou o céu e ouvido o barulho de explosão.

Quatro estações de monitoramento da Bramon registraram o episódio: duas na Paraíba, em Campina Grande e João Pessoa, e duas no Ceará, em Maranguape e Iguatu.

A análise da Bramon identificou características da órbita do meteoro que podem indicar que se trata de um asteroide Near Earth Asteroid (NEA), que são potencialmente perigosos para a terra. A organização estima que o meteoro tem entre três e 14 quilos.

De acordo com o membro e administrador da estação da Bramon, em Maranguape,  Lauriston Trindade informou que o meteoro entrou lento na atmosfera e conseguiu resistir à entrada, causando um som parecido a um trovão.

A duração deste evento foi maior do que o normal e, por isso, pôde ser notado pelas pessoas.

Ele disse ainda que este fenômeno é esporádico.

Este é o quarto meteorito já registrado no Ceará, sendo os anteriores nos municípios de Parambu, Crateús e Campos Sales há muitos anos. No Brasil, ao todo já foram registrados 73 meteoritos. 
Meteoro que caiu no Ceará assustou moradores que relatam terem visto o momento que o 'fogo' cruzou o céu Reviewed by J Silva on 21:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Todos os direitos reservado por Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí © 2013 - 2018
Powered By Deigners, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.