Cidade do Piauí é destaque em jornal da Alemanha por falta de educação no trânsito; saiba - Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí

Top Ad unit 728 × 90

Agora

recent

Cidade do Piauí é destaque em jornal da Alemanha por falta de educação no trânsito; saiba

A cidade de São Raimundo Nonato foi destaque em Berlim, na Alemanha, em matéria publicada pelo jornal Berliner Zeitung sobre a falta de educação de trânsito no Brasil e o consequente aumento no número de acidentes de motocicletas. Uma foto que mostra uma moto com quatro meninas sem capacete nas ruas do município, cena comum na maioria das pequenas cidades do interior nordestino, ilustrou a página de um dos principais jornais da Europa.

Em Barras, a situação é praticamente a mesma de São Raimundo Nonato. Afinal são inúmeros os acidentes registrados envolvendo motocicletas e em grande parte com vitimas fatais.







A cena capturada nas ruas de São Raimundo Nonato faz parte de um conjunto de imagens que registram motociclistas cometendo uma série de infrações na zona urbana do município. A cena também pode ser vista diariamente em Barras. Assim como é comum também se registrar motos com pilotos sem capacete, pais e mães transportando bebês ou crianças em motos com dois, três ou até quatro ocupantes, todos sem capacete, podem ser vistas sem muita dificuldade. 

Nelas fica evidente que, além da fiscalização, outro elemento ainda mais importante é a educação dos condutores, aspecto até agora negligenciado. Uso de celular, velocidade excessiva, desrespeito à legislação, falta de habilitação e muitas outras irregularidades contribuem para o aumento dos casos de acidentes.

Em 2017 as motos foram o principal responsável pelo aumento de 23% dos acidentes com mortos no trânsito brasileiro, em comparação com 2016. O elevado índice dispara o alarme para esse problema, que há muito, segundo o jornal O Estado de SP, "se tornou uma das tragédias nacionais". Com base em dados do DPVAT – seguro obrigatório para vítimas de acidentes com veículos automotores –, o número de mortos nesse tipo de ocorrência no ano passado foi de 41.151, o que dá ao Brasil o triste título de um dos campeões mundiais em mortes no trânsito.

Como destacado pelo Berliner Zeitung, os especialistas dizem que a tragédia do trânsito, hoje dramaticamente focada nas motos, exige mudança radical, que leve a dar à educação a atenção que ela merece. No caso do Piauí, e em especial nas pequenas e médias cidades, é necessário uma espécie de mutirão de todos os órgãos envolvidos para amenizar essa tragédia que além de ceifar vidas, sobrecarrega o sistema de saúde e deixa milhares de usuários com sérios traumas, muitas vezes irreversíveis.

Falta educação de trânsito

Um dos aspectos que explicam o aumento com acidentes de motos diz respeito a recessão econômica dos últimos anos, que reduziu a venda de veículos e fez a opção por motocicletas, mais baratas e acessíveis, se tornar a grande vilã dessa tragédia. Além de seu preço menor, as motos apresentam ainda a vantagem de serem veículos muito mais ágeis, permitindo circular entre os carros e, assim, abreviar o tempo gasto nos trajetos. Mas é também um veículo muito mais frágil e perigoso.

As motos foram o principal responsável pelo aumento de acidentes com mortos. Elas se envolveram em 285.662 acidentes e foram responsáveis por 74% das indenizações pagas pelo DPVAT em 2017.

Como elas representam apenas 27% da frota nacional de veículos, tem-se uma ideia da sua alta periculosidade nas condições em que operam.

Enfrentar o problema das motos é particularmente difícil. Na Região Nordeste, as motos ficaram famosas até mesmo por terem conseguido substituir quase inteiramente o jegue, secular meio de transporte na zona rural. O aumento da fiscalização sobre as motos é apontado por especialistas como providência indispensável para aumentar a segurança dos condutores, especialmente nas cidades do Norte e Nordeste. (A.P.)
Cidade do Piauí é destaque em jornal da Alemanha por falta de educação no trânsito; saiba Reviewed by J Silva on 18:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Todos os direitos reservado por Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí © 2013 - 2018
Powered By Deigners, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.