Na piracema, milhares de peixes aparecem mortos em riacho do Piauí - Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí

Top Ad unit 728 × 90

Agora

recent

Na piracema, milhares de peixes aparecem mortos em riacho do Piauí

Milhares de peixes apareceram mortos no Riacho Curimatá, que é um dos afluentes que desagua na Barragem de Algodões II, localizada entre os municípios de Júlio Borges e Curimatá, na região Sul do Piauí.  


O ativista ambiental, o pedagogo Ronaldo Luz, define a situação como um “desastre ambiental” e explicou que a morte ocorreu durante a piracema, que é o período de reprodução dos peixes. 

“Teve muita chuva na região, desceu água no riacho, mas teve uma evasão muito rápida; os peixes subiram devido o período da piracema, para a desova, e não conseguiram voltar para a barragem. Todos os anos temos esse período, mas as autoridades competentes não tomam iniciativa para evitar essa situação”, contou o ativista. 

O superintendente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Carlos Moura Fé, destaca que o fenômeno é comum no Piauí, principalmente, quando há um longo período de estiagem. 

"É um fenômeno estranho, mas não difícil de ocorrer porque o fenômeno climático é muito comum no Piauí. Isso ocorre de maneira natural. Há um acúmulo de matéria orgânica no leito dos rios, principalmente, quando há um longo período de estiagem. Então, quando ocorre um período chuvoso acima da média ou mesmo normal, ocorre esse fenômeno", explica o superintendente.

Carlos Moura Fé ressalta ainda que a limpeza dos cursos d'água poderia minizar o problema. Contudo, o trabalho demandaria grande mão de obra.

"A limpeza teria que ser feita por uma quantidade muito de gente muito grande, o que se torna difícil. Acredito que essa situação é difícil de ser evitada", finaliza superintendente.

cidadeverde
Na piracema, milhares de peixes aparecem mortos em riacho do Piauí Reviewed by J Silva on 09:50 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Todos os direitos reservado por Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí © 2013 - 2018
Powered By Deigners, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.