Teresina tem "tempestade elétrica" com 113 raios

Teresina tem "tempestade elétrica" com 113 raios

O professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, explica que Teresina foi alvo de uma “intensa tempestade elétrica” na madrugada deste sábado 26/01. 


Werton Costa afirma que, somente na madrugada de hoje 26/01, o sistema Zeus da Universidade de São Paulo (USP) detectou a ocorrência de 113 raios em Teresina, número considerado alto e atípico.  A chuva também foi intensa e, de acordo com o professor, ultrapassou 50 milímetros de volume. 

O especialista esclarece que a tempestade elétrica acontece no verão e é provocada pelo encontro de dois sistemas atmosféricos: a Zona de Convergência Intertropical e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan). 

“Houve uma combinação entre muito vento, umidade e calor. Todos os ingredientes para formar uma tempestade elétrica”, esclarece o professor. 

“Como o Vcan gira no sentido horário ele tem uma tendência de pegar uma umidade que existia no centro e expulsar ela para as bordas. Essa umidade que fica girando em torno do Vcan provoca as trovoadas. O Vcan provoca a subida rápida da umidade e as nuvens se formam com grande velocidade, formam Cumulus Nimbus, nuvens granízicas e quanto mais gelo tiver no interior dessa nuvem, maior é o seu potencial elétrico. Foi isso que aconteceu em Teresina”, acrescenta o professor. 

Para a noite deste sábado as previsões meteorológicas apontam pancadas fortes de chuva. Também há possibilidade de ocorrência de uma nova tempestade elétrica, caso se formem nuvens de intenso potencial elétrico.

Proteção

O Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) dá algumas orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para acidentes serem evitados durante uma tempestade elétrica. Veja os principais:

Durante as tempestades procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios.

Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas.     

Se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: áreas abertas, campos de futebol, estacionamentos abertos; proximidade de cercas de arame, varais metálicos e árvores isoladas.

0/Post a Comment/Comments

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Postagem Anterior Próxima Postagem