Pelo menos 15 detentos da penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo de Esperantina, foram levados às pressas, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na manhã desta sexta-feira (06), para o hospital Júlio Hartman, após se envolverem em uma briga entre os presos de pavilhões.


Na confusão, os detentos André Fabrício Ferreira da Silva, João Batista Ferreira Filho e Francisco José Benício Júnior ficaram feridos e precisaram de atendimento médico. A briga teria sido iniciada após presos do pavilhão C invadir a área do pavilhão D.
Segundo relato, equipes da Polícia Militar e Força Tática foram acionadas para controlar a situação. Um detento sofreu grave escoriações durante o atrito.
As informações são do radialista da Rádio Meio Norte FM, Paulo Melo, direto do município de Esperantina.
A Secretaria de Justiça (Sejus) do Estado informou que forças de segurança pública e prisional do Estado montaram base, no início da tarde desta sexta-feira (7), na Penitenciária em Esperantina, para conter um princípio de motim envolvendo presos dos pavilhões B e C da unidade.
Segundo a secretaria, cerca de 30 homens – policiais militares e agentes penitenciários – estão no local para garantir a ordem e evitar outros distúrbios. De acordo com a Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus (DUAP), os presos se amotinaram em protesto à transferência de detentos que estava sendo realizada pela gerência do presídio nesta manhã.
A Secretaria de Justiça informou ainda que abriu investigação para apurar o caso no âmbito administrativo e solicitou à Delegacia de Polícia de Esperantina que instaure inquérito policial para também investigar o ocorrido. Força Tática da Polícia Militar e equipe da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus (Dipe) estão no local.
Fonte: meiionorte
Postar um comentário
Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.