Top Ad unit 728 × 90

Agora

recent

LULA JÁ FOI PRESO

Por: Gustavo Villela/ oglobo.com

O movimento sindical em São Paulo projetou, em 1978, uma liderança política de alcance nacional: o metalúrgico Luiz Inácio da Silva, que só mais tarde incorporaria ao nome o apelido pelo qual era conhecido, Lula. 




Em 1978, quando os metalúrgicos do ABC cruzaram os braços e paralisaram as montadoras, ficaram famosas as assembleias no Estádio da Vila Euclides, de São Bernardo, em que Lula discursava para dezenas de milhares de trabalhadores. Reprimidos por PMs, os grevistas também fizeram passeatas, ocupando praças e avenidas no Centro de São Paulo. Entre as reivindicações dos trabalhadores estavam aumentos salariais, melhores condições de trabalho e, no plano político, a anistia, bandeira da oposição à ditadura e cuja lei foi assinada, em 1979, por João Baptista Figueiredo, o último general a presidir o país. Eram tempos em que, com as empresas paradas, metalúrgicos e patrões fechavam acordos durante longas negociações realizadas na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Na greve realizada em abril de 1980, cerca de 140 mil metalúrgicos cruzaram os braços. A repressão ao movimento, apoiado por parlamentares da oposição egressos do MDB, entre eles o deputado Ulysses Guimarães, além de representantes da bancada fluminense e de sindicalistas do Rio que viajaram para São Paulo, incluiu até helicópteros do Exército. Armados de metralhadoras, eles sobrevoaram as assembleias no Estádio da Vila Euclides. Com o sindicato sob intervenção do governo, Lula acabaria sendo preso em sua casa por agentes do Dops, no dia 19 de abril, numa operação que envolveu a prisão de outros dirigentes sindicais.

Durante a sua detenção, obteve permissão especial para, escoltado, ir à missa de corpo presente de sua mãe. Em 20 de maio de 1980, Lula teve sua prisão preventiva revogada e deixou o Dops. No ano seguinte, em 25 de fevereiro, o então sindicalista foi julgado pela Justiça Militar por incitação à greve de 1980. Em decisão unânime após seis horas de sessão secreta, Lula e outros dez sindicalistas, entre eles Enilson Simões de Moura, o Alemão, foram condenados. Lula e Alemão receberam pena de três anos e seis meses de reclusão. No dia 26, todos os sindicalistas deixaram a prisão no Dops, após decisão da própria 2ª Auditoria Militar, permitindo que aguardassem em liberdade o recurso ao tribunal superior.



LULA JÁ FOI PRESO Reviewed by J Silva on 18:40 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Todos os direitos reservado por Notícias de Barras e toda a região norte do Piauí © 2013 - 2018
Powered By Deigners, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.