Adapi alerta criadores para sintomas da Peste Suína Clássica em município do Piauí

Top Ad unit 728 × 90

recent

Adapi alerta criadores para sintomas da Peste Suína Clássica em município do Piauí

A Peste Suína Clássica, também conhecida como peste suína, cólera suína ou febre suína clássica é uma doença infecciosa, altamente contagiosa causada por um vírus que acomete suínos domésticos e silvestres. É ainda uma enfermidade de notificação compulsória para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) por apresentar alta morbidez e mortalidade, o que repercute em significativas consequências ao bem-estar animal e prejuízos socioeconômicos, sanitários e ambientais.


Em Picos, no escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), não há nenhuma notificação da doença, mas de acordo com o veterinário Edilton Pedro da Silva, é preciso estar atento à saúde dos animais.

“Não foi ainda intensificado o trabalho da peste suína clássica, estamos no trabalho de divulgação do controle, não chegamos ainda às propriedades ou pelo menos criadores não chegaram a comentar com a gente alguma sintomatologia com relação à suspeita da doença”, revela o veterinário.

Sintomas da Peste Suína Clássica

Forma aguda
Febre alta, animais amontoados; lesões hemorrágicas (avermelhadas) na pele e extremidades (orelhas, membros, focinho e cauda); falta de apetite e fraqueza; conjuntivite (inflamação nos olhos); alta mortalidade, podendo ocorrer em 5 a 14 dias após o início da doença.

Forma crônica
Apetite irregular, febre, diarreia, recuperação aparente com recaída posterior e morte; problemas reprodutivos (aborto, natimorto, e repetição de cio); nascimento de leitões fracos e debilitados; retardo no crescimento e morte.

Fonte: Grande Picos
Adapi alerta criadores para sintomas da Peste Suína Clássica em município do Piauí Reviewed by J Silva on 07:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.