Top Ad unit 728 × 90

recent

Senac Barras promove palestra sobre valorização da vida

Setembro, o mês escolhido para campanha de prevenção ao suicídio é também a data escolhida pelo Senac de Barras para conscientizar sobre o assunto e abraçar essa causa.


Na tarde do último sábado, dia 09, o Centro de Educação Profissional José Osório Pires da Mota na cidade de Barras promoveu um evento sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida para os alunos e à comunidade local.

 Intitulada: “Suicídio, Saber para prevenir”, a palestra foi ministrada pela psicóloga e tanatóloga Lídia Samara Carvalho, que abordou aspectos da luta em favor da vida e a quebra de certos tabus relacionados ao tema.

 O evento teve como objetivo tirar o estigma e o preconceito que ainda existe sobre o tema e usar a informação como forma de prevenção.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio estão ligados a alguma psciopatologia, facilmente tratável a medida que as pessoas acessam as informações sobre o problema.

Segundo a OMS, o Brasil registra 32 casos de suicídio por dia.

De acordo com a psicóloga Lídia Samara, “a pessoa, quando tenta o suicídio, não quer acabar com a vida, mas com o sofrimento para o qual não consegue ver outra saída. Deve-se tentar compreender a pessoa, sem julgamentos e sem conselhos, apenas ouvindo o que ela tem a dizer e encaminhando-a para serviços de saúde que possam ajudá-la da melhor maneira”.

Destaca ainda, o trabalho do CVV (Centro de Valorização da Vida), que apoia desde 1962 com o voluntariado àqueles que necessitam. O atendimento é gratuito e sigiloso através do telefone 141.

O Senac se faz presente em ações extensivas como esta que visa hábitos geradores de bem-estar e qualidade de vida, além de proporcionar momentos de interação com alunos e comunidade local.
Senac Barras promove palestra sobre valorização da vida Reviewed by J Silva on 12:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.