Top Ad unit 728 × 90

recent

Riqueza do Cerrado esta desaparecendo de Barras e toda a região

Os buritis, espécie de palmeira típica do cerrado, encontrados geralmente em áreas de brejos na região das chapadas de Boa Hora, Cabeceiras e Barras, consideradas intocáveis pelo Código Florestal, estão desaparecendo em toda a região, resultado de um processo que que já dura cerca de 40 anos. A palmeira cresce geralmente em regiões úmidas conhecidas como brejos, para poder disseminar os frutos. 


A reportagem do www.agrandebarras.com.br percorreu algumas áreas próximas às margens do rio Longá na região da puba e observou que o assoreamento e a erosão, aliados ao desrespeito às faixas de preservação ambiental, estão diminuindo a ocorrência da espécie. 


O mais grave disso tudo é que essas terras pertencem a particulares, que sem nenhum conhecimento de manejo passam a queimar e desmatar as chamadas áreas de brejo para plantação de cana-de-açúcar e feijão, além da criação de gado bovino, destruindo assim todo um ecossistema único dos cerrados ou chapadas. 


Estima-se que cerca de 35% dos buritizais desses municípios foram dizimados por falta de conservação, um dado muito preocupante do ponto de vista ambiental. 



A IMPORTÂNCIA DOS BURITIZAIS PARA A REGIÃO

O buriti é uma das riquezas do cerrado piauense (puba). Além do fruto, a árvore fornece matéria-prima para o artesanato. Em Boa Hora do Piauí, a comunidade trabalha o artesanato que já ficou famoso no nordeste, motivo de orgulho para os nativos.

Vejam abaixo as utilidades do buriti para a região de Boa Hora, Cabeceiras e Barras:


A utilidade da palmeira na região é para o artesanato. Artesãos fazem telas com os talos e sementes do buriti. Nos quadros rústicos, cenas do folclore da região e da natureza. Um trabalho que exige muito capricho. Além do doce e a extração do óleo, mesas, cadeiras e muitos outros objetos são feitos do buriti. 


Riqueza do Cerrado esta desaparecendo de Barras e toda a região Reviewed by J Silva on 18:39 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.