Top Ad unit 728 × 90

recent

Ritual da retirada do mastro dos festejos de Nossa Senhora da Conceição começa na zona rural de Barras

A Festa do Mastro ou Festa do levantamento do Mastro é uma cerimônia em que um grupo de pessoas começa a se programar sempre no início de cada ano, esta programação se estende até a data da maior festa religiosa do município de Barras, que é a Festa de nossa Padroeira Nossa Senhora da Conceição.



O Mastro é um tronco de árvore que é preparado meses antes da Caminhada do Mastro que acontece sempre na noite do dia 27 de novembro, encerrando na manhã do dia 28/11 na igreja de Santa Luzia e São José Operário no bairro Boa Vista. Há décadas que esta caminhada acontece em Barras, originalmente celebrada em diversos países.

Todo ano, os mastros que serão usados nos festejos da Imaculada Conceição e de Santa Luzia, saem de uma comunidade diferente de nosso município.

Neste domingo dia 20/08, o Mastro para a Festa de Santa Luzia foi retirado na Comunidade Currais Novos, medindo 14 metros e no próximo domingo dia 27/08, na comunidade Lameirão será retirado o mastro para a festa da Imaculada Conceição.

A programação do último domingo, começou por volta das 04h (manhã), onde foi servido um café da manhã na residência do Senhor Chico Teresa, um grande grupo de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, devotos da Imaculada Conceição e Santa Luzia, dirigiram – se para a localidade Currais Novos, onde foram retirados e conduzidos os Mastros até o local que aconteceu uma celebração.
Ritual da retirada do mastro dos festejos de Nossa Senhora da Conceição começa na zona rural de Barras Reviewed by J Silva on 14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.