Top Ad unit 728 × 90

recent

Sescoop de Pernambuco visita colégio Praticus para conhecer experiência de sucesso em cooperativismo

Com o objetivo de conhecer de perto as experiências de cooperativas educacionais piauienses, uma comitiva de membros do Sescoop/PE visitou o colégio Praticus, na cidade de Barras, onde conheceram a proposta de ensino que tem alcançado bons resultados.


O intercâmbio é promovido em parceria com o Sescoop/PI – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Piauí. Surgida em 2003, a escola iniciou com um quadro pequeno de alunos, atendendo cerca de 150 crianças com uma proposta de mensalidade a preço acessível e ensino de qualidade. Hoje já contam com um número crescente e já ultrapassam mais de 400 alunos e a melhor média do Enem- Exame Nacional do Ensino Médio – em 26 municípios da região.

O sucesso se deve à dedicação dos cooperados no acompanhamento em sala de aula e no empenho no funcionamento da instituição, como eles fazem questão de frisar. “Temos uma diferença e é justamente a filosofia do Cooperativismo que está aplicada nas ações da escola”, afirmou o presidente da cooperativa de Barras, Antônio Francisco de Sousa.


Durante a apresentação das ações da escola aos educadores de Pernambuco, o presidente da Cooperativa Educacional de Barras falou da importância do envolvimento dos cooperados e em ações que envolvam os pais e a comunidade com a escola, como projetos sociais e eventos com portões abertos.

Além disso, Francisco Antônio destacou as capacitações promovidas pelo Sescoop/PI para o desenvolvimento das Cooperativas e principalmente na gestão da instituição, um dos grandes desafios para as cooperativas educacionais. “Os cursos têm nos auxiliado muito e, principalmente, ampliado a nossa visão para alguns problemas e com uma forma de amenizarmos”, frisou.

O Presidente do Sistema OCB/Sescoop-PE, Malaquias Ancelmo, destacou que, com o encontro, sentiu um rumo seguro interessante das cooperativas educacionais, que na maioria das vezes estão voltadas somente para área pedagógica e, em Barras, foi dado um destaque especial à história, a gestão e governança, que muitas vezes são esquecidos.

Fonte: longah.com e colégio praticus
Sescoop de Pernambuco visita colégio Praticus para conhecer experiência de sucesso em cooperativismo Reviewed by J Silva on 14:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.