Top Ad unit 728 × 90

recent

Acadêmicos de História da Uespi de Barras, realizam expedição em casarão histórico

Expedição Aliança Alternativa Acadêmicos de História-Uespi de Barras.


Comunidade Quilombola, Olho D’água dos Negros, localizada a 16 km de Esperantina, onde encontra-se um casarão que foi tombado pelo Patrimônio Histórico cultural do Piauí. 

Fomos recebidos pelo sr . Cláudio descendente de escravos e nos ajudou contar um pouco da história. 

Casa típica de uma fazenda do Piauí foi construída em 1847. Nela havia um porão onde era colocado os escravos para castigos, um engenho manuseio braçal, um cômodo onde as escravas eram abusada sexualmente. 


Hoje essa casa passa por uma reforma e futuramente irá se estabelecer um espaço para museu. 

Logo em seguida fomos visitar o cemitério dos ciganos, localizado a 6 km de Esperantina na localidade chamada Piquizeiro de Aréia. 


No ano de 1915 houve um grande massacre de ciganos no Piauí comandada por policiais.

Segundo relatos da comunidade local, em meio a fuga dos ciganos, uma criança de apenas 7 anos caiu do cavalo, onde tentou se esconder, mas os policiais achou seu esconderijo e mataram o ciganinho com vários tiros e depois degolaram.

Por conta desse episódio na época há muitos devotos do ciganinho chamado Roldão,no mesmo local do cemitério tem uma capela com seu túmulo, hoje visitado por pessoas de várias partes do Brasil, pesquisadores e pagadores de promessas.

Fonte: acadêmicos de historia Barras-pi

Acadêmicos de História da Uespi de Barras, realizam expedição em casarão histórico Reviewed by J Silva on 12:20 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.