Top Ad unit 728 × 90

recent

ESPECIAL: Mãe muda a dieta e adota novo estilo de vida para cuidar da filha no Piauí

Rocélia Carvalho da Silva, de 28 anos, viu sua vida se transformar há dois anos e meio quando Lavínia chegava ao mundo. A frase pode parecer comum a todas as mães, já que após o parto as transformações físicas e psicológicas são nítidas em toda mulher. Só que no caso de Rocélia, elas foram mais fundo. A mãe precisou abrir mão de um ingrediente que faz parte da alimentação da grande maioria dos brasileiros, o leite. Tudo porquê descobriu que a filha ainda recém-nascida tinha alergia a proteína do leite.


Para evitar confusões, a mãe esclarece que não é a mesma coisa da alergia à lactose. É ainda mais séria. Lactose é grosseiramente falando, o 'açúcar' natural do leite e pode ser facilmente substituída por leites especiais adaptados a quem tem intolerância a lactose. Já a proteína está presente em todos os componentes do leite, o que torna ainda mais difícil e inacessível a dieta especial adotada por mãe e filha que moram junto com toda a família em uma casa no bairro Promorar, zona Sul de Teresina.
"Ela não pode comer nenhum alimento que tenha leite ou derivados, queijo, manteiga, o próprio leite mesmo sem lactose não serve para ela", completa.
Com três meses Lavínia apresentou sangue nas fezes e a mãe precisou procurar os médicos, que após exames diagnosticaram a alergia. Como ainda amamentava, Rocélia precisou parar de consumir qualquer coisa que contivesse a proteína do leite. 
"No primeiro momento eu pensei. Há vou só substituir o leite mas mesmo com o leite de soja, o problema continuou porquê a proteína é muito parecida e o organismo pode associar. Foi aí que começaram as dificuldades porquê há coisas que tem um traço distante do leite. O simples fato do alimento compartilhar o maquinário com algo que tenha leite já faz mal para ela", explicou.
Rocélia admite que o início foi complicado, mas a abolição do leite de sua dieta acabou provocando uma mudança no estilo de vida de toda a família. Hoje ninguém da sua casa, nem seu marido consomem produtos com leite, exceto em momentos que estão na rua, sem alimento pronto e longe da filha. Tudo inspirado no exemplo da mãe e como estímulo para a pequena Lavínia, que via no exemplo dos pais a educação que precisava. 
“Hoje nem temos mais leite em casa. Até bolo a gente faz sem o leite. Fica igual – o leite de coco, que é um leite vegetal não possui a proteína, então às vezes usamos ele em algumas receitas. Mas hoje ela recebe a mistura especial pela prefeitura”, explicou.
Dificuldades
Rocélia nos conta que assim como ela outras dezenas de mães que conhecem sofrem com o mesmo problema nos filhos. A prefeitura chegou a distribuir uma fórmula que ajuda as mãe na alimentação dos filhos, mas segundo ela, devido a problemas em licitações hoje a filha não recebe mais o produto. "Graças a Deus agora ela consegue tomar o leite de soja. É uma melhora gradativa e com o tempo vamos melhorando essa alimentação", completou.
Lavínia dá show
Mas não pense que para a mãe é difícil controlar as vontades da filha ao se deparar com as guloseimas com leite. Lavínia sabe, mesmo na rua que não pode comer nenhum alimento que não seja oferecido pela mãe. "Se ela estiver fora de casa e uma mesa cheia de bolo, biscoito e frutas, ela pede as frutas. A consciência dela é tão grande que ela diz a Lavínia não pode, mas a mamãe pode", conta Rocélia.
O exemplo da família ajudou a criança a entender suas limitações e a Lavínia nem sequer pede qualquer alimento em uma festa de aniversário.
Neste Dia das Mães, Rocélia comemora a evolução da filha, e aproveita para deixar sua mensagem para as outras mães. “Nada é maior que o amor que eu sinto por ela e eu abri mão de muito para estar assim. Aproveite seu filho enquanto você pode. Cansada do trabalho, ou do que for, valorize o tempo que você tem com seu filho”, conclui. 
Cidadeverde
ESPECIAL: Mãe muda a dieta e adota novo estilo de vida para cuidar da filha no Piauí Reviewed by J Silva on 11:27 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.