Top Ad unit 728 × 90

recent

ATUALIZADA: Barras tem aumento na conta de luz, consumidor carente sente no bolso


Atualizada as 12 hs 42 min 

O vereador Antonio Leite se pronunciou na manhã desta terça 16/05, após resposta do vereador Mateus Lages, sobre o aumento da taxa de iluminação publica.

De acordo com Antonio Leite, o valor da taxa de iluminação publica na época do ex-prefeito Capote, era de apenas 3%. Agora na gestão de Carlos Monte, esse valor passou de 3% para 15% com o aumento aplicado pelo atual prefeito.

Veja abaixo talão de energia de um barrense residente na zona urbana, já com o aumento aplicado por Carlos Monte:



Abaixo, um talão de energia de um morador residente na localidade Eduardo, onde segundo o vereador a comunidade se encontra as escuras, mesmo com a cobrança da taxa.



"Quando eram oposição o vereador Mateus e a vice-prefeita Cynara, foram contra o aumento e agora que estão na situação, quero saber se ainda são contra ou a favor desse aumento" questiona Antonio Leite.

Barras tem aumento na conta de luz, consumidor carente sente no bolso

O atual prefeito de Barras, Carlos Monte, aumentou o valor da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e o aumento, esta gerando polêmica entre os contribuintes, pois atinge principalmente os mais carentes de Barras.



Vale lembrar que o projeto de lei para o aumento da taxa de iluminação publica foi enviado a câmara de vereadores no ano de 2013, pelo então prefeito Edílson Capote, e aprovado pelos vereadores, após muitas discussões. Na época os vereadores Antonio Leite, Jovelina Furtado, Margarida Almeida, Drª Emília, Cynara Lages e Mateus Lages, votaram contra a aprovação da lei, ou seja, contra o aumento.



Mesmo com a aprovação da lei que permitia o aumento da taxa, o ex-prefeito a época, Capote, não aumentou o valor da taxa junto aos consumidores, ou seja, não executou a cobrança durante a sua gestão.

Passados 4 anos, o assunto voltou a ser pauta na câmara, depois de o atual prefeito Carlos Monte, ter feito uso de tal lei, para aumentar o valor da taxa de iluminação publica, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

De acordo com o vereador Mauricio Rego, Carlos Monte, não comunicou a população, somente a Eletrobras, pegando a todos de surpresa. Ainda segundo Mauricio, o aumento penaliza principalmente a população mais carente, que em meio a crise, passa a sentir no bolso tal medida de Carlos Monte.



Já o vereador Antonio Leite, que em 2013, votou contra o aumento da taxa de iluminação publica, cobrou uma explicação do prefeito Carlos Monte, pois o aumento da taxa esta prejudicando as famílias de baixa renda de Barras. Antonio Leite, cobrou também um posicionamento do vereador Mateus Lages, que na época era oposição e votou contra o aumento da taxa e da ex-vereadora de oposição e atual vice-prefeita Cynara Lages, que também votou contra o aumento.



"Ambos (Mateus Lages Cynara Lagesagora, estão na situação e devem se posicionar contra a medida do prefeito Carlos Monte, que aumentou a taxa e esta prejudicando os barrenses, afinal, eram contra o aumento na época em que eram oposição e agora na situação devem se manter contrários a cobrança desse aumento" falou o vereador Antonio Leite.

O outro lado:

Procurado pelo A Grande Barras, o vereador Mateus Lages, afirmou que a lei foi criada na gestão do ex-prefeito Capote, e foi aprovada na época pela câmara e que Carlos Monte, não esta fazendo nada ilegal, pelo contrario, está aplicando uma lei que já existia no município desde 2013. Mateus disse ainda que o ex-prefeito Capote, executou sim a lei em sua gestão, pois não iria aprovar uma lei, em meio a tantas polemicas para não executa-la. 

Espaço aberto para a ex-vereadora e atual vice-prefeita Cynara Lages.



ATUALIZADA: Barras tem aumento na conta de luz, consumidor carente sente no bolso Reviewed by J Silva on 21:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.