Top Ad unit 728 × 90

recent

TRAGÉDIA: Torcida invade portão, e tumulto deixa vários mortos em jogo de futebol

Um tumulto ocorrido numa partida válida pela primeira rodada do Campeonato Angolano de futebol (chamado de Girabola) terminou em tragédia nesta sexta-feira. De acordo com a agência de notícias portuguesa "Lusa", ao menos 17 pessoas morreram depois que a torcida invadiu um dos portões do Estádio Municipal 4 de Janeiro, localizado na cidade de Uíge, norte do país.

O acidente ocorreu aos sete minutos do jogo da equipe da casa, o Santa Rita de Cássia, contra o Recreativo do Libolo. Apesar do acontecido, o duelo não foi paralisado e terminou com vitória por 1 a 0 para os visitantes.
- As pessoas aqui de Uíge adoram futebol e hoje muita gente queria assistir ao primeiro jogo do Girabola, aglomerou-se muita gente no exterior do estádio e a polícia não alargou o cordão de segurança em volta do acesso ao recinto. Juntaram-se pessoas com bilhete e outras sem bilhete e foram empurradas contra a zona de entrada - disse o presidente do Santa Rita de Cássia, Domingos Nzolani, ao jornal português "Diário de Notícias".
Segundo testemunhas, a confusão começou quando a polícia local tentou dispersar a multidão que se encontrava do lado de fora do estádio. Por conta da correria, um dos portões do estádio foi arrombado, e várias pessoas acabaram sendo pisoteadas. Algumas também teriam morrido por asfixia.
Além dos mortos, outras 60 pessoas estão feridas, segundo a agência de notícias. Cinco delas em estado grave. O governo da Angola soltou um comunicado lamentando o acidente.
- O Ministério da Juventude e Desportos manifesta profunda consternação e dor e solicita às direções da FAF [Federação Angolana de Futebol], Associação de futebol local e às autoridades da província que averiguem as causas do acontecimento e tomem as medidas que se impõem - dizia a nota.
Técnico do Santa Rita, Sérgio Traguil contou ao site português "Mais Futebol" que só foi informado do acidente depois do final da partida.
- Eu só soube do sucedido quando saí do estádio. Ninguém à nossa volta sabia. Nada podia prever isto. O estádio tem boas condições. É horrível. Estou devastado, nunca pensei que me fosse acontecer isto - disse.
Clubes em luto

Três dos principais clubes de Portugal manifestaram seu pesar momentos depois da tragédia. A notícia repercutiu bastante no país português porque a partida em questão marcava a estreia de dois técnicos lusos (Sérgio Traguil e Vaz Pinto). Sporting, Benfica e Porto usaram seus perfis nas redes sociais para lamentar o ocorrido.

- O Benfica endereça condolências às famílias das vítimas da tragédia do Municipal 4 de Janeiro. Força, Angola! - postou o Benfica, por exemplo.
Fonte: G1
TRAGÉDIA: Torcida invade portão, e tumulto deixa vários mortos em jogo de futebol Reviewed by J Silva on 16:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.