Top Ad unit 728 × 90

recent

Zé Gotinha é morto por sufocamento dentro de Casa de Custódia no Piauí


Um preso identificado por Rosemberg da Silva Costa, de 29 anos, foi assassinado dentro da Casa de Custódia, na manhã desta terça-feira (17/01). O corpo encontrado no pátio do pavilhão C, durante o banho de sol, por volta das 10 horas. O rapaz estava preso provisoriamente deste o dia 19 julho de 2015, acusado de tráfico de drogas e, segundo a Secretaria de Estadual de Justiça (Sejus) é natural de Campo Maior (86km de Teresina). Segundo a Sejus o detento foi encontrado morto dentro de sua cela, com sinais de enforcamento.

Conhecido como Zé Gotinha, o homem morto hoje, havia sido preso em 13 de fevereiro de 2015 em Campo Maior, em uma grande operação policial que contou com a participação de policiais das cidades de Campo Maior, Altos e Piripiri. Ele era considerado pela polícia o maior traficante da região de Campo Maior.

Fotos: Arquivo Campo Maior Em Foco

Rosemberg dividia a cela com mais seis seis presos, que já foram transferidos para a Penitenciária Irmão Guido, na zona Rural de Teresina, onde serão investigados pelo crime. Segundo o vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, Rosemberg foi encontrado ainda com um pano enrolado no pescoço e com sinais de sufocamento. "Tudo leva a crer que ele foi assassinado por outros presos, mas ainda não se sabe quem são", disse Kleiton. A delegacia de homicídios investiga o caso.

Alguns presos tentaram iniciar uma rebelião logo após o crime, mas segundo Kleiton Holanda, a situação foi rapidamente abafada. Segundo ele, o sistema prisional do piauí está em "alerta máximo".  "O perigo é iminente. A qualquer momento podemos ter uma rebelião com mais mortos. Existe uma briga de poder ocorrendo dentro dos estabelecimentos. O Estado menospreza, dizendo que não há facção, mas as provas estão aí. Há alguém mandando executar presos.", disse.


Rosemberg estava preso em uma cela projetada para abrigar apenas um homem, mas que dividia com outros cinco presos. Como o crime ocorreu durante o horário de sol, não é possível acusar os companheiros de cela pelo crime, mas estes deverão ser ouvidos pela Delegacia de Homicídios. 

Esta é a segunda morte ocorrida dentro do sistema prisional de 2017, e se assemelha com a primeira no método. No último dia 12, um detento foi morto por outros dois dentro de um carro-cela no momento em que estava sendo transferido.  Humberto Hilton Fernandes de Moraes viajava com sete presos, da Casa de Custódia para as penitenciárias de Floriano e de São Raimundo Nonato. A morte foi percebida já na entrada de Floriano, para onde a vítima seria transferida. Ele foi morto também por sufocamento.

Secretaria de Segurança já havia enviado a Tropa de Choque para a penitenciária, de forma preventiva. 19 policiais militares foram colocados. Uma base do Grupo de Intervenção Prisional também foi instalada na Penitenciária Regional Irmão Guido. 
Zé Gotinha é morto por sufocamento dentro de Casa de Custódia no Piauí Reviewed by J Silva on 14:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.