Top Ad unit 728 × 90

recent

Em Boa Hora acontece um dos maiores festivais de reisado do país

O Foco não é o festival propriamente, que acontece em uma arena montada na praça da cidade no dia 05, mas a tradição, o folclore e a religiosidade misturada ainda ao popular, ao profano. Isso acontece na frente das residências dos donos de cada boi. Boa Hora, é a capital da rapadura e do reisado do Brasil.

A ida à cidade foi colorida. Saindo de Barras, o trajeto é pequeno e cerca de 30km depois já estamos na capital da rapadura e do reisado no Piauí. 

OS BOIS
 
São grupos de reisados compostos, em sua maioria, por homens e mulheres de Boa Hora, mas já tem mão de obra importada de outras cidades. Da quase profissionalização na arena, é na frente das casas que as apresentações ganham o verdadeiro sentido religioso, e profano ao mesmo tempo.

Bumba-meu-boi, Boi de Reis, Boi-Bumbá, Reisado... são nomes dados a celebração do nascimento do Menino Jesus, que veio ao Brasil trazido por portugueses, onde por lá é conhecido como Reisada ou Reiseiro. Cada componente do grupo tem sua simbologia. 







Por lá encontramos a dona Lourdes com sua filha, Maria Ferreira. As duas são da cidade de Barras e estavam no evento pela primeira vez. "Estou amando, vestindo a camisa do pessoal do reisado. Sou madrinha do boi" disse a filha, que mora em Teresina. 



Em Boa Hora acontece um dos maiores festivais de reisado do país Reviewed by J Silva on 20:49 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.