Top Ad unit 728 × 90

recent

Missa e Caminhada dos Mastros, marcam o início dos Festejos em Barras


A Festa do Mastro ou Festa do levantamento do Mastro é uma cerimônia em que um grupo de pessoas começa a se programar sempre no inicio de cada ano, esta programação se estende até a data da maior festa religiosa do município de Barras, que é a Festa de nossa Padroeira Nossa Senhora da Conceição. O Mastro é um tronco de árvore que é preparado meses antes da Caminha da do Mastro que acontece sempre na noite do dia 27 de novembro, encerrando na manhã do dia 28/11 na igreja de Santa Luzia e São José Operário no bairro Boa Vista. Há décadas que esta caminhada acontece em Barras, originalmente celebrada em diversos países.








Todo ano, os mastros que serão usados nos festejos da Imaculada Conceição e de Santa Luzia, saem de uma comunidade diferente de nosso município, no ano de 2014, os mesmos vieram do Assentamento Esperança localizado a 45 km da sede do município. Já em 2015, os Mastros saíram da Comunidade Murici, conhecido como Murici do Manoel Almeida, em alusão a um dos moradores desta comunidade, percorrendo 30 km até a entrada da cidade.





Em 2016, reuniões realizadas entre a comissão organizadora do mastro da festa de Nossa Sra. da Conceição e Santa Luzia com o Padre Antonio Pereira, no qual foi decidido os locais e famílias que irão nos acolher na caminhada penitencial do Mastro no dia 27 de novembro do corrente ano, onde será iniciado oficialmente o Festejo da Imaculada Conceição na Localidade Morada Nova cerca de 26 km do centro urbano de Barras, com a celebração da Santa Missa às 18h.


Comunidades que o mastro passará no Dia 27/11:

  1. Vila Nova;
  2. Formosa I;
  3. Formosa II;
  4. Três Caminhos I;
  5. Três Caminhos II;
  6. São Luis;
  7. Maribondo;
  8. Luisa “Doida”;
  9. Pedrinhas;
  10. Boa Vista.
No dia 20 de agosto, o Mastro foi conduzido para o local da missa os 02 Mastros (N. Sra. da Conceição e Santa Luzia), com início às 6h da manhã, percorrendo uma distância aproximada de 8 km, da mata ao local da missa na Comunidade Morada Nova, com captura de imagens desde o momento da retirada até a residência onde ocorrerá a celebração.



Mais antes da saída dos Mastros sempre acontece a Celebração da Santa Missa. No final da celebração, o professor Gilson Lages que coordena este evento junto com nosso pároco, agradecem todas as pessoas que contribuíram de forma direta e indireta com a realização deste ato de fé.
No decorrer da caminhada penitencial dos Mastros, aconteceram várias nas comunidades citadas, onde, nestas paradas acontecem reflexões sobre a vida de Jesus e Maria, onde é ofertado para as pessoas que conduziram os mastros e os demais peregrinos, refeições, lanches.
Ao chegar à cidade é rezado o oficio de Nossa Senhora e em seguida o cortejo seguiu para a Paróquia de Santa Luzia, onde o Mastro que vai ser usado na procissão de abertura do festejo da Imaculada Conceição é ornamentado e o que será usado no Tríduo de Santa Luzia fica na sua paróquia.
A programação se estende até às 17h, onde acontece na paróquia de Santa Luzia e São José Operário a Missa Solene de Abertura da Festa de nossa Excelsa Padroeira N. Sra. da Conceição, logo após, acontece a Procissão de abertura culminando na igreja matriz, com o levantamento do mastro, queima de fogos e a bênção final.

Fotos: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Missa e Caminhada dos Mastros, marcam o início dos Festejos em Barras Reviewed by J Silva on 12:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.