Top Ad unit 728 × 90

recent

Instituto que deu vantagem a Carlos Monte é investigado por suspeita de realização de pesquisas falsas

As denúncias de prática de extorsão contra prefeitos, ex-prefeitos e líderes políticos no interior e a possível manipulação nas pesquisas realizadas pelo Instituto BrVox levaram o procurador regional eleitoral no Piauí, Kelston Pinheiro Lages (foto), a determinar investigação e notificar os responsáveis para prestarem esclarecimentos. O caso se agravou e escancarou de vez em levantamento realizado pelo instituto para a escolha dos “10 Melhores e 10 Piores Prefeitos” do Piauí. 



Ainda segundo informação passada pela assessoria do Ministério Público Federal (MPF), há indícios de que os prefeitos teriam sido coagidos a pagar pelas pesquisas em que são supostamente bem avaliados e outros e ou Mal avaliados, a grande maioria dos 224, teriam desembolsado dinheiro para não aparecer nem positivamente e muito menos em situação ruim, na festa que os organizadores, Portal 180 graus e BrVox, estão anunciando.
A partir de denúncia recebida no Ministério Público Federal (MPF), o procurador, Kelston Pinheiro Lages, notificou o Portal 180Graus e o Instituto BrVox para prestarem informações, no prazo de 10 dias.
A denúncia aponta as seguintes irregularidades: ausência de informação acerca dos critérios a serem adotados no levantamento; ausência de participação da população na pesquisa, como verdadeira destinatária das políticas públicas; formatação da pesquisa em forma de concurso, em tons de competitividade; criação de ambiente propício à prática do crime de extorsão e possível caracterização de propaganda extemporânea e desequilíbrio na disputa das eleições.
Prefeitos teriam recorrido as autoridades para denunciar que estão sendo vítima de chantagem caso não participem das pesquisas.
Vale lembrar que o referido instituto que esta sendo investigado por fraudar resultados de pesquisas, é o mesmo que realizou pesquisa em Barras, recentemente e deu vantagem ao candidato Carlos Monte, o colocando como primeiro na intenção de votos do eleitorado barrense. Dar pra acreditar?
Velha prática
Alguns gestores lembram que desde que foi criado, o BrVox simula resultado de pesquisas de intenção de voto que nunca realizou, mas coloca os gestores, bem ou mal avaliados, na medida em que pagam ou não pagam o que lhes é solicitado. Essas questões todas são objeto de investigação do Ministério Público Federal.
Com informações do portal AZ

Instituto que deu vantagem a Carlos Monte é investigado por suspeita de realização de pesquisas falsas Reviewed by J Silva on 18:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.