Top Ad unit 728 × 90

recent

Cerimônia de retirada dos mastros marca início dos festejos de Nossa Senhora da Conceição

A Festa do Mastro ou Festa do levantamento do Mastro é uma cerimônia em que um grupo de pessoas começa a se programar sempre no inicio de cada ano, esta programação se estende até a data da maior festa religiosa do município de Barras, que é a Festa de nossa Padroeira Nossa Senhora da Conceição. O Mastro é um tronco de árvore que é preparado meses antes da Caminhada do Mastro que acontece sempre na noite do dia 27 de novembro, encerrando na manhã do dia 28/11 na igreja de Santa Luzia e São José Operário no bairro Boa Vista. Há décadas que esta caminhada acontece em Barras, originalmente celebrada em diversos países.
Todo ano, os mastros que serão usados nos festejos da Imaculada Conceição e de Santa Luzia, saem de uma comunidade diferente de nosso município, no ano de 2014, os mesmos vieram do Assentamento Esperança localizado a 45 km da sede do município. Já no ano de 2015, os Mastros saíram da Comunidade Murici, conhecido como Murici do Manoel Almeida, em alusão a um dos moradores desta comunidade, percorrendo 30 km até a entrada da cidade e neste ano os Mastros sairão da Comunidade Morada Nova, distante 26 km da sede do município.
Hoje (20/08), a programação começou por volta das 04h (manhã), onde foi servido um café da manhã na residência do Senhor Antônio Sotero, no bairro Boa Vista, em seguida cerca de 80 (oitenta) pessoas, entre homens, mulheres e crianças, devotos da Imaculada Conceição e Santa Luzia, dirigiram – se para a localidade Morada Nova, até a residência do Senhor Preto, este genro do Senhor Antônio Sotero, que recepcionou a todos e de lá, percorreram mais 08 km mata adentro em busca dos Mastros atravessando muitos obstáculos, que foram doados pelo proprietário do terreno onde os mesmos foram retirados e conduzidos novamente até o local que acontecerá no dia 27 de novembro a Missa de Envio e a Peregrinação até a Paróquia de Santa Luzia e de lá para a Paróquia da Imaculada Conceição para a abertura oficial dos Festejos.
Este momento foi marcado com a captura de imagens desde o momento da retirada até a residência onde ocorrerá a celebração e tem a frente o Professor Gilson Lages e amigos que há décadas participam e organizam os Mastros, além da realização de paradas e uma delas para prestar homenagem ao Senhor Domingos Ana (in memoriam), que foi quem primeiro motivou os moradores da Morada Nova a realizarem esta peregrinação de Fé e devoção na comunidade. Os mastros agora ficam sendo preparados por mais de 90 dias, sendo que o Mastro para a festa da Imaculada Conceição mede 14,60 mt de altura e o de Santa Luzia mede 13,50 mt. Para os devotos e aqueles que participam da caminhada do Mastro, os Festejos de Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia já iniciaram com esta etapa de grande importância para os eventos religiosos.




TEXTO E IMAGENS: KENNEDY JOSÉ – PASCOM PARÓQUIA DE N. SRA. DA CONCEIÇÃO


Cerimônia de retirada dos mastros marca início dos festejos de Nossa Senhora da Conceição Reviewed by Portal Visão Piauí on 07:51 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.