Top Ad unit 728 × 90

recent

Rins de produtor do Salve Rainha beneficiam dois pacientes em transplante no HGV

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza nesta sexta-feira (1º), dois transplantes simultâneos dos órgão do produtor cultural Francisco das Chagas de Araújo Júnior, que teve morte cerebral na quarta-feira (29) após um acidente no último domingo (27). Os pacientes que irão receber os rins possuem as iniciais A. A. N. e M. S. O.,  que aguardavam por um transplante de rim e agora terão a chance de uma vida nova. A família de Júnior Araújo autorizou a retirada dos órgãos e o transplante será realizado ainda hoje no HGV.
O paciente renal crônico, A. A. N., 60 anos, que vai receber um dos rins do produtor, conta que estava há três anos na fila aguardando por um transplante. Ele relata que fazia hemodiálise três vezes por semana, durante quatro horas por sessão. “Estou muito feliz, não acreditei quando recebi a ligação do HGV”, fala emocionado A. A. N..
A equipe que vai realizar o transplante é coordenada pela Nefrologista Celina Castelo Branco e o cirurgião que vai realizar o procedimento é Antônio Reginaldo S. Júnior.
A Captação dos Órgãos
A cirurgia para captação dos órgãos do doador iniciou na madrugada desta sexta-feira(01) e durou aproximadamente três horas.  A captação foi realizada pela equipe de cirurgia de retirada de múltiplos órgãos do HGV e a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Òrgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O fígado foi para o Estado da Bahia no vôo de 7hs30. Os rins e as córneas ficaram em Teresina e o implante será realizado no HGV.
Segundo o cirurgião responsável pela captação dos órgãos, Wellington Figueiredo, o diagnóstico de morte cerebral do produtor Francisco Júnior foi confirmado na quarta-feira (29). A família autorizou a doação na quinta (27) de manhã cedo e foi aberto o processo e ofertado os órgaos. Enquanto isso, o doador foi mantido vivo pela equipe da Organização de Procura Órgãos-OPO do HGV.
A equipe responsável pela captação foram os Cirurgiões Wellington Figueiredo e Luis Carlos Filho, a Residente Mayara Magry, o enfermeiro Gilson Cantuário. Segundo Gilson Cantuário, a equipe fez um grande trabalho de logística para que os órgãos chegassem ao destino no tempo certo.
Este ano, no HGV já foram realizados seis transplantes de córneas  e um de rim.
Rins de produtor do Salve Rainha beneficiam dois pacientes em transplante no HGV Reviewed by Portal Visão Piauí on 14:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.