Top Ad unit 728 × 90

recent

Programa Água Doce beneficia semiárido com sistema de dessalinização



(Foto:Emanuel Ramos)
Os moradores das comunidades Laranjo, Silvino e Barro dos pereiros receberam nesta sexta-feira (22), através do Programa Água Doce (PAD), três sistemas de dessalinização. O Programa visa melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do consumo de água de qualidade, além de promover a sustentabilidade, bem como o consumo consciente e racional no uso da água.
( Foto: Emanuel Ramos)
De acordo com dona Francisca Teresa, que confessa nunca ter visto o aparelho, isso vai ser muito importante para os moradores. Antes a água consumida vinha dos tanques, depois vinham os carros-pipa que abasteciam as cisternas, que vinham apenas na seca.  No inverno a água consumida vinha da bica. Quando não tem chuva à água consumida vinha da cacimba. “Eu pensava que esse projeto não ia acontecer,  ele chegou e vai servir para as nossas famílias, eu já bebi a água e ela é muito boa. Agora muita coisa vai mudar na vida da gente”, disse.

Para o diretor geral do Emater Marcos Vinicius mais importante do que ter as políticas públicas no papel, é torná-las realidade no meio das pessoas.  E esta foi sempre a intenção de quem faz o Emater, fazer chegar uma água de qualidade. “Se tem um Programa que tem grande importância e tem um significado para o semiárido nordestino, este é o PAD, pois envolve a comunidade e o poder público no sentido de promover uma gestão compartilhada para o uso racional da água. A nossa ideia não é apenas oferecer água para o consumo, mas oferecer através dos técnicos do Emater uma parte produtiva, fazendo uma parceria com o Viva o Semiárido”, completou Marcos Vinicius.
( Foto: Emanuel Ramos)
O coordenador nacional do Programa, Renato Ferreira, destaca a necessidade de capacitar os moradores da comunidade para que possam operar o equipamento de maneira adequada. “É importante que o dessalinizador esteja bem regulado, e que seja retirada a quantidade de sal, mas que não seja todo, para que a água continue sendo alimento, pois se for retirado todo o sal da água ela irá retirar o sal do corpo da gente. Daí a necessidade do treinamento e regulação”, disse Renato Ferreira.

  O mesmo convênio do Programa Água Doce foi firmado com os estados do Maranhão, João Pessoa, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Minas Gerais.
“Está sendo implantada uma estação de tratamento de água, com um filtro muito potente, que age através de osmose inversa, e ela filtra além dos sais, os vírus e as bactérias. Não é apenas um dessalinizador, mas o maior purificador de água existente hoje em termos de potência. Para que a água seja bem utilizada pela comunidade é proposto pela coordenação um acordo de gestão. Para se chegar a este método várias experiências foram realizadas pelo Brasil, umas deram certo e outras não”, ressaltou Renato Ferreira.
( Foto: Emanuel Ramos)
Segundo o morador da comunidade quilombola Laranjo, sr. Francisco da Silv,a isto é um sonho realizado, ter água de qualidade assim tão perto.“ Eu achei que ia ser difícil, antes  eu pagava água nos barreiros, e era muito longe. Isto vai ser uma felicidade muito grande, é água mineral pura e próximo da minha casa”, disse Francisco da Silva.

Nas três comunidades residem mais de 120 famílias que vivem do cultivo de milho, mandioca, feijão, coentro, cebolinha, frutas, criação de galinhas, ovelhas e gado. É forte a presença das rezadeiras, da parteira e da cura de doenças através de plantas medicinais
Participaram do ato de entrega o diretor geral do Emater Marcos Vinicius, o coordenador nacional Renato Ferreira, o secretário estadual do Meio Ambiente Ziza Carvalho, o deputado Magalhães, o prefeito de Betânia do Piauí Zé Filho, a equipe nacional e estadual do PAD e os moradores das comunidades beneficiadas.
Os moradores irão e coordenar a distribuição de água e manutenção do sistema
O Grupo Gestor é formado por cinco membros da comunidade e terão as atribuições de supervisionar o funcionamento do dessalinizador, monitorar a realização bimestral da análise da água doce fornecida, gerir o fundo de gestão e prestar contas à comunidade mensalmente, além de assegurar a gestão do sistema de dessalinização no contexto da sustentabilidade ambiental e no uso sustentável dos recursos hídricos.



( Foto: Emanuel Ramos)
Programa Água Doce beneficia semiárido com sistema de dessalinização Reviewed by Portal Visão Piauí on 15:34 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.