Top Ad unit 728 × 90

recent

II Festival do Peixe realizou seminário sobre produção sustentável

A prefeitura de Esperantina realizou na última quarta-feira (20), no auditório da biblioteca municipal, o Seminário “Sistema de produção sustentável e saúde do trabalhador”, como parte da programação do II Festival do Peixe.
No encontro houve palestras sobre cuidados com a saúde dos trabalhadores rurais, assistência técnica e extensão rural (Ater) com foco na redução do uso de agrotóxico, certificação participativa: possibilidades e desafios para a agricultura familiar e ainda sobre a prática da transição agroecológica e sisteminha. Em seguida aconteceu debate sobre os temas abordados e foram realizadas visitas a experiências de cultivo de produtos da agricultura familiar sem o uso de agrotóxicos.
O coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Durval Gomes, participou deste evento para debater sobre o uso dos agrotóxicos nos alimentos da agricultura familiar. “Como a SDR executa o PAA, que compra alimentos da agricultura familiar, fizemos questão de participar deste seminário para conscientizar sobre o não uso desta substância nos alimentos, por ser um requisito pra adquirirmos estes produtos e também para evitar a contaminação dos consumidores”, ressaltou Durval Gomes.
Festival
O II Festival do Peixe vai acontecer entre os dias 28 e 31 de julho com uma vasta programação de oficinas, palestras, feiras, canoagem, competição de natação e motocross, circuito de vôlei. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) é apoiadora do festival com a entrega simbólica de uma máquina despolpadeira de peixe para piscicultores de Esperantina e Batalha. Este equipamento separa a carne da espinha, tornando viável o fornecimento de peixe para merenda escolar, uma vez que a legislação só permite que as escolas recebam o filé ou a polpa do peixe.
Durante o evento, a SDR vai entregar em sistema de comodato, aos piscicultores com projetos de tanque-rede destes dois municípios, um barco de alumínio com motor de polpa, fábrica de gelo portátil, uma balança e um freezer. Ainda haverá exposição de reprodutores de alevinos da Estação Estadual de Piscicultura Francisca Trindade, de Nazária.
Para o secretário da SDR, Francisco Limma, o II Festival do Peixe de Esperantina tem uma grande importância para o município, bem como para o território dos cocais e o estado, como um todo. “Ele representa um momento que expressa a grandeza desta atividade nesta região. O território dos cocais produz, atualmente, cerca de 5 mil toneladas de peixe, das 16 mil toneladas produzidas em todo o Piauí, por ano. A prefeitura de Esperantina organiza este evento, que é de capacitação técnica, gastronômico e também cultural; e que possibilita a integração entre os produtores e os vários elos da cadeia produtiva da piscicultura. Também simboliza a importância econômica desta atividade para o estado”, finalizou Francisco Limma.
II Festival do Peixe realizou seminário sobre produção sustentável Reviewed by Portal Visão Piauí on 15:31 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.