Top Ad unit 728 × 90

recent

Governo articula implementação dos ODS no âmbito estadual

As secretarias estaduais de Governo (Segov) e de Planejamento (Seplan), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil), irão realizar oficinas territoriais que discutirão os desafios e as possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste até 2030. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Teresina, e tem como meta discutir com os diferentes atores sociais (líderes do Governo, sociedade civil organizada, organismos multilaterais e setor privado) quais caminhos deverão ser seguidos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para tratar dessa agenda, as superintendentes de Relações Sociais da Segov (Supres), Núbia Lopes; e de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares, se reuniram, nessa sexta-feira (15), no prédio da Supres, com os representantes do Pnud Brasil, José Claudenor Vermohlem, e Eduardo da Matta. O objetivo foi debater a integração do governo à agenda nacional e internacional que a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Pnud vem estabelecendo: a Agenda 2030 – que tem como perspectiva a construção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo como estratégia central a construção territorial envolvendo todos os atores sociais. Dentre os objetivos estabelecidos pela ONU, está erradicar a fome e a pobreza, assegurar padrões de produção e consumo sustentável, tomar medidas para combater as mudanças climáticas e seus resultados, dentre outros.
O Pnud Brasil contribui para o desenvolvimento de capacidades em âmbito local visando à implementação e ao monitoramento dos ODS. De acordo com José Claudenor Vermohlem, representante do Pnud Brasil, a parceria com o governo vai qualificar agentes sociais na construção do planejamento participativo, tanto do ponto de vista público quanto do ponto de vista da sociedade, para que em 2018 seja consolidado o planejamento estratégico no Piauí.
“A liderança dos governos é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável junto com a colaboração da sociedade civil, do setor privado, das organizações filantrópicas e o sistema multilateral. Com os ODSs como guia, podemos construir um mundo com economias e sociedades mais inclusivas”, destacou Vermohlem.
O secretário de Estado do Governo, Merlong Solano, explicou que os ODS, embora de natureza global e universalmente aplicáveis, dialogam com as políticas e ações nos âmbitos regional e local. “Na disseminação e no alcance das metas estabelecidas pelos ODS, é preciso promover a atuação dos governantes e gestores locais como protagonistas e parceiros da sociedade e das empresas no processo de conscientização e mobilização em torno dessa agenda”, declarou Solano.
Nubia Lopes explicou que as oficinas têm a finalidade de construir uma parceria de médio e longo prazo que envolva o conjunto dos territórios de desenvolvimento, as cadeias produtivas que estão sendo trabalhadas e os conselhos do estado, por meio do Fórum Interconselhos. A superintendente de Relações Sociais informou que em agosto serão realizadas reuniões de preparação para as oficinas de setembro. “Esses encontros serão para nivelar as informações e irão envolver os órgãos de governo e os conselheiros estaduais que constroem, monitoram e administram a implementação das políticas públicas com vistas ao desenvolvimento sustentável”, frisou Nubia Lopes.

Governo articula implementação dos ODS no âmbito estadual Reviewed by Portal Visão Piauí on 15:19 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por efetua seu comentário, ele será lido e se aprovado será publicado em imediato.

Tecnologia do Blogger.